Palestra “O Sistema da Dívida Pública no Brasil e na Grécia” lança Núcleo da UFRJ pela Auditoria Cidadã da Dívida Pública

No final desta página você poderá assistir a palestra, dar download do vídeo e da apresentação em PowerPoint.

O lançamento do Núcleo UFRJ pela Auditoria da Dívida Pública levou ao auditório Rodolpho Paulo Rocco, conhecido como Quinhentão, mais de 250 participantes.

Fattorelli0

O Professor Nelson Souza e Silva iniciou os trabalhos convidando a todos ao desafio de fortalecer a luta por uma auditoria cidadã da dívida pública.

Fattorelli2

A Pró-Reitora de Extensão, da PR5, Professora Maria Malta, que apoia e sedia o Núcleo, fez uma apresentação sobre os problemas causados pelo subfinanciamento  da UFRJ e o impacto negativo em função da Política do Ajuste Fiscal.

Fattorelli3

A participação de entidades importantes, como Sindicato dos Trabalhadores da UFRJ (SINTUFRJ), Associação dos Docentes da UFRJ (ADUFRJ-SS), Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SINMED) e do DCE Mário Prata, ratificaram seus compromissos com a luta pela auditoria cidadã da dívida pública, vinculando-a às bandeiras mais gerais, necessárias à luta política por mudanças no Brasil e no mundo, diante de um cenário do empobrecimento de muitos e o enriquecimento de poucos.

A auditora fiscal Maria Lucia Fattorelli apresentou sua palestra “O Sistema da Dívida Pública no Brasil e na Grécia”, para uma plateia que lotou o auditório por mais de duas horas, com direito a um debate participativo.

Fattorelli, que coordena a Organização não Governamental Auditoria Cidadã, explicou como o sistema financeiro internacional utilizou o endividamento para impor uma nova política colonialista exercida pelas grandes corporações. Também contou como foi e a sua experiência participando da auditoria da dívida do Equador, cujo desfecho foi a sua redução em 70%. Segundo Fattorelli a nossa dívida tem a mesma história e característica da dívida equatoriana.

A palestra situou mundo bem o momento político-econômico brasileiro e mostrou que por trás de um discurso de crise se esconde uma série de interesses internacionais para adquirir os importantíssimos ativos do Brasil, como o Petróleo, a Amazônia e outras riquezas.

O conhecimento e a experiência de Fattorelli valorizaram o evento, que serviu como aglutinador das forças progressistas da UFRJ. Fattorelli emocionou e se emocionou quando a plateia, de pé, lhe agradeceu com um longo aplauso.

O resultado do evento superou as expectativas, ainda mais pelo interesse de cerca de cem pessoas que preencheram fichas de inscrição para se incorporarem ao Núcleo UFRJ pela Auditoria da Dívida Pública.

ASSISTA A PALESTRA COMPLETA

 

Esta entrada foi publicada em Eventos, Todos os artigos. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *